7 de jun. de 2011

PlayStation 4 tem possível lançamento em 2014


Imagem Fictícia
Dados divulgados pela empresa de consultoria japonesa Impress Watch mostra que a Sony vem considerando diversas opções de engenharia para o futuro Playstation 4, que deverá chegar ao mercado  de acordo com as previsões mais otimistas – no final de 2013.

De acordo com as informações, a empresa japonesa considera a possibilidade de abandonar a atual plataforma PowerPC e os aclamados processadores gráficos Cell em troca da tradicional arquitetura x86, idêntica a dos computadores comuns. A mudança permitiria a utilização de processadores de múltiplos núcleos e dos chips gráficos da família Larrabee, que a Intel lançou em 2010.

Outras vantagens da mudança seria fazer com que o console seja mais amigável aos desenvolvedores, permitir que seu hardware tenha maior eficiência energética (excelente argumento de vendas nesses tempos de extrema preocupação ambiental) e de quebra permitir que o PS4 chegue ao mercado por um precinho mais camarada do que os US$ 500 pedidos pelo PS3 na época de seu lançamento. De qualquer maneira, nenhuma palavra foi escrita sobre a manutenção de mídias físicas para os jogos ou se os drives de blu-ray serão mantidos.




Lançado em novembro de 2006, o Playstation 3 já vendeu cerca de 40 milhões de unidades em todo mundo desde então seus upgrades se limitaram ao tamanho de seu disco rígido, e, mais recentemente, ao lançamento de uma versão compacta (mas não tão compacta assim) conhecida como Slim, e ao lançamento do PsMove(Controle para PS3 similar ao do Nintendo Wii )

Dias antes, o vice-presidente de jogos eletrônicos da Sony, Patrick Seybold, afirmou que sua companhia não trabalha com a perspectiva de um novo console a cada cinco anos, como aconteceu na evolução do PS2 para o PS3. Para Seybold, a expectativa da companhia é que seus consoles tenham um ciclo de vida de até 10 anos.
No último ano, Sony e Microsoft concentraram esforços em promover seus dispositivos baseados em interação, como o PlayStation Move, controle sensível a movimentos do PS3, e o Kinect, sensor capaz de identificar movimentos em frente à tela da TV.
Caso se confirmem os novos consoles só em 2014, o PlayStation 3 terá cumprido um ciclo de vida de 8 anos e o Xbox de 9 anos.  Uma alteração nesse cronograma, no entanto, é possível de um dos players se antecipar e exibir um novo console antes de 2014, o que forçaria a fabricante rival a antecipar seu lançamento.

Atualizado: O blog americano especializado em games Kotaku publicou declarações de agentes da indústria dos games apontando que uma nova geração de consoles da Sony, que ainda deve demorar a estrear.
Os relatos afirmam que o sucessor do PlayStation 4 só devem chegar ao mercado em 2014.  Segundo o blog, não há sequer consenso sobre quais componentes esses novos consoles deverão ter.