5 de jun de 2011

O que é a Engine UDK?

O Unreal Development Kit (UDK) é uma poderosa ferramenta para a criação de jogos 3D, produzida pela Epic Games. Baseada na Unreal Engine 3, confere aos desenvolvedores o mesmo poder de jogos como Unreal Tournament III, Gears of War, Borderlands e Batman: Arkham Asylum.

 O site oficial contém uma lista de projetos feitos pela comunidade, incluindo uma versão reduzida do Unreal Tournament III, Prometheus, Whizzle e The Ball; alguns jogos incluem código-fonte completo e documentos descrevendo o processo de desenvolvimento do jogo em questão.

O UDK conta com uma comunidade bastante ativa. Qualquer dúvida pode ser sanada pelo fórum oficial, que inclui seções distintas para cada área de desenvolvimento. Há também uma documentação atualizada frequentemente com os principais recursos do kit.

O UDK é gratuito para uso não-comercial. Para a comercialização de jogos, a Epic Games possui um contrato de licença comercial baseado no tamanho da empresa. 

Características da UDK 

Ambiente de desenvolvimento completo: Dentro do UDK, os desenvolvedores encontrarão ferramentas integradas em um único ambiente de desenvolvimento — o renomado Unreal Editor —, incluindo um navegador de assets com filtros avançados, editores de esqueletos, animações, texturas, materiais, sons e músicas, entre muitas outras
 



Usa a linguagem UnrealScript para a lógica do jogo. A versão gratuita inclui todas as classes do núcleo e do motor do UDK, bem como as classes da versão reduzida do Unreal Tournament III para estudo.
 
Suporte a DirectX 10, conferindo um maior realismo aos jogos
 
Simulação física realista baseada na PhysX
 

Animações cinemáticas avançadas por meio do Matinee
 
Criação de terrenos integrada no editor de mapas
 
Suporte a jogos multiplayer integrado e transparente
 
Criação de shaders simplificado; crie materiais complexos usando um editor visual simples e intuitivo
 
Ambientes destrutíveis: objetos podem ser fraturados e destruídos em tempo real, com simulação física realista


Integração com SpeedTree, para a criação de árvores e vegetação realistas
 
Integração com FaceFX para animações faciais sincronizadas com linhas de diálogo
 
Integração com Scaleform GFx para elementos de interface com o usuário em 2D e 3D