5 de jun. de 2011

O que é a Engine Cinema 4D?

CINEMA 4D é um programa de computador comercial multiplataforma para modelagem 3D, texturarização, iluminação, animação e renderização 3D, desenvolvido pela empresa alemã MAXON Computer GmbH. Ele é capaz de modelagem procedural e poligonal.


Cinema 4D é uma aplicação 3D para retoque de filmes muito popular, devido a sua ferramenta 3D, Pintura de Corpos (BodyPaint), e igualmente popular na criação de filmes. Inicialmente, Cinema 4D foi desenvolvido para computadores Amiga, porém mais tarde, foi lançada para Mac OS X, Microsoft Windows, e recentemente, para Linux.


Cinema 4D usa uma linguagem de script, chamada COFFEE, que é muito similar à forma de JavaScript, e uma moderna API para C++ com um extensivo SDK para desenvolver plugins independentes da plataforma. O SDK gratuito para criação de plugins, vem com o programa (incluindo na versão DEMO) e está disponível em Plugin Cafe.

A aplicação é usada na computação gráfica 3D que trabalha criando grupos de vértices que formam superfícies quando conectados. A ilusão da terceira dimensão é criada modelando objetos de múltiplas superfícies. Figuras, filmes e ambientes de jogos eletrônicos podem ser criadas com essa técnica.


Quatro diferentes pacotes foram lançados pela MAXON: o núcleo do Cinema 4D, o XL-Bundle (incluindo .NET RenderPyroClusterAdvanced RenderMOCCA e Thinking Particles), o Studio Bundle, que inclui todos os módulos, e o Production Bundle, que vem com um contrato de serviço, uma versão para GNU Linux, suporte Renderman e um número de outras funções mais. Essa versão só está disponível para pedido.

MAXON criou o meio para todos os usuários serem hábeis a "entrar" no mundo 3D se possuindo esse software. Mais notavelmente, MAXON criou uma comunidade para educadores e estudantes em CINEVERSITY.com. Também há outras comunidades online como c4d cafe e Cgtalk. MAXON empacotou manuais e tutoriais com o Cinema 4D. Esses mesmos estão em formato HTML, que por sua vez, são multiplataforma.

Cinema 4D foi abraçado pela comunidade Adobe After Effects, por causa das etiquetas de composição externa de C4D e objetos IDs que exportam dados 3D e separam inforamação de alpha e profundidade eficientemente e simples. Por causa da função de exportação suportar também o Final Cut Pro da Apple e outros softwares populares, ele se adapta bem em algumas configurações de estúdios pós-produção.



O lançamento do CINEMA 4D 11 trouxe melhorias em diversos módulos, principalmente no tempo e qualidade da renderização com iluminação global, animação não-linear, e integração do Projection Man, um sistema de Matte Painting, desenvolvido originalmente pela MAXON com exclusividade para Sony Pictures Imageworks, e que está disponível agora para todos os usuários do CINEMA 4D. 




Usuários avançados podem facilmente renderizar projetos utilizando o CineMan, renderizador da Pixar, o RenderMan Pro Server, ou usar outros renderizadores baseados em RenderMan, incluindo 3Dlight (da DNA reserch) e AIR (da SiTex Graphics) através do suporte ao formato RIB.