Os arquivos gerados pelo 3ds Max possuem a extensão nativa .MAX. Contudo é extremamente compatível com muitos dos softwares de modelagem tridimensional. Umas das característica mais importantes é a geração de superfícies NURBS.
Conseguir intercambiar arquivos com as principais extensões .3DS, .DXF, .DWG, entre outros. O 3ds Max possui alguns modos para modelagem poligonal: Edit Poly, Edit Mesh e Edit Path e NURBS. Na modelagem de alguns objetos se necessário, pode ser usado modifiers(modificadores)dos quais podem provir de plug-ins.
NURBS
O modo mais avançado de para substituir os poligonos, ele te dá uma superficie suave no modelo.O NURBS é matematicamente exato para representação de superficies de forma livre usado para formas de carros e casco de navios, pode ser exatamente reproduzido em qualquer tamanho. Com o NURBS você pode modelar objetos com formas suaves facilmente. Mas lembrando que o NURBS não foi bem desenvolvido no 3D Studio Max, e o metodo mais utilizado é modelagem poligonal.
Renderização
3ds Max permite a geração de renderizações de alta qualidade, com uma ou mais luzes omnidivergentes ou de área (nas versões mais recentes), sombras, transparências, transluscência, reflexões, refrações, SSS (Sub-surface scattering ou espalhamento sob-superfície) etc.
O programa vem com o Default Scanline Render e o MentalRay, que são renderizadores inclusos, sendo esse último um dos mais completos existentes. Alguns dos principais renderizadores pagos vendidos separadamente são V-Ray, Brazil, Maxwell, etc.
Os renderizadores no 3d Studio Max são plug-ins que podem ser anexados ao programa. Com a renderização, é possível criar imagens fotorealísticas, simulando ambientes, cenários internos e extenos. Para rendenizar cenas mais complexas, é necessário que você tenha um computador com processador de velocidade um pouco superior para que o processo não seja muito demorado.
Quanto mais detalhes e melhor for a configuração predefinida pelo usuário na cena, mais demorado é o processo de renderização. Se for uma animação, que possui varios frames, a renderização, feita por fotograma, pode demorar várias horas.